sábado, 26 de março de 2011

Musical Spring Awakening




Spring Awakening é um que tem como tema o despertar sexual da adolescência. Conta a história dos amigos de infância Melchior, Wendla, Ilse e Moritz; foca-se mais na vida dos dois primeiros: Melchior Gabor um adolescente ateu que questiona os dogmas vigentes; e de Wendla Bergman que tem uma mãe ortodoxa religiosa que nega-se a dizer como as mulheres ficam grávidas.

Melchior, Wendla, Ilse e Moritz são amigos de infância, mas com o decorrer do tempo foram se separando (com a desculpa de que não tinham tempo para conversar, uma vez que moças e rapazes não podiam estudar juntos). Aos 14 anos, Wendla encontra Melchior e conversam, admitindo por uma música que gostariam ter intimidade física. No dia seguinte, Wendla estava conversando com as suas amigas quando Martha confessa que o seu pai lhe abusa sexualmente.

Wendla encontra Melchior num celeiro se abraçam e sentem algo diferente um pelo o outro - talvez amor? -, e Melchior a beija. Wendla resiste, não entendo o que acontecia, mas se rende diante da declaração apaixonada dele ("Eu escuto o seu coração. Eu escuto a sua respiração em qualquer lugar que vou. Na chuva. No feno. Por favor, por favor, Wendla. Por favor") por também sentir algo por ele. Depois, por uma música, Wendla diz que se sente culpada e não sabe por quê.

Enquanto isso, no centro da cidade, o melhor amigo de Melchior, Moritz, se suicida. No seu funeral todos culpam o seu pai rigoroso pela morte do amigo. No dia seguinte, na escola, encontram entre as coisas de Moritz um ensaio sobre sexo, que Melchior tinha feito para ele há alguns dias. Então colocam a culpa do suicídio em Melchior e ele é expulso da escola. Wendla se torna anêmica, e depois de uma visita ao médico com a sua mãe, descobre que está grávida. Quando a sua mãe lhe confronta, querendo saber quem era o pai, Wendla se nega a dizer, em vingança por ela ter lhe deixado sem "saber dessas coisas", mas a sua mãe lhe flagra escrevendo uma carta apaixonada para Melchior, que quando os seus pais descobrem, o mandam para um internato sem saber da gravidez. Lá, pela carta que Wendla lhe mandara, ele descobre tudo sobre o filho e foge do lugar. Na cidade mostra Ilse com as outras amigas de Wendla lendo uma carta que Melchior mandara dizendo para Wendla encontrar-lhe no cemitério á meia-noite.

No cemitério, enquanto esperava Wendla, Melchior observava o túmulo do melhor amigo e pensava em como criaria o seu filho. Á meia-noite, Wendla não aparece e Melchior estranha o seu atraso. Então, ele percebe uma lápide que não vira antes... Era a sepultura de Wendla Bergman. Ela morrera numa tentativa de aborto que sua mãe lhe obrigara a fazer. Melchior chora e tira uma guilhotina do bolso, pronto para se suicidar, mas no ato os espíritos de Wendla e Melchior sobem de suas respectivas lápides e falam para ele não fazer isso, porque sempre estariam ao seu lado, não importa o que acontecesse. Melchior diz para Wendla que iria viver para recordar de cada momento que tiveram juntos. Liderados por Ilse, o elenco vai ao palco e canta "The Song Of Purple Summer", que fala sobre como cresceram e a esperança.

*Músicas:

     - Do primeiro ato

“Mama Who Bore Me” – Wendla
“Mama Who Bore Me (Reprise)” – Wendla e moças
“All That's Known” – Melchior
“The Bitch of Living” – Moritz, Melchior e rapazes
“My Junk” – Moças e rapazes
“Touch Me” – Moças e rapazes
“The Word of Your Body” – Wendla e Melchior
“The Dark I Know Well” – Martha, Ilse e rapazes
“The Word of Your Body (Reprise #1)” - Otto e Georg (não presente no CD)
“And Then There Were None” – Moritz e rapazes
“The Mirror-Blue Night” – Melchior e rapazes
“I Believe” – Moças e rapazes


   - Do segundo ato

“The Guilty Ones” – Wendla, Melchior, Moças e rapazes
“Don’t Do Sadness/Blue Wind” – Moritz e Ilse
“Left Behind” – Melchior, moças e rapazes
“Totally Fucked” – Melchior e toda companhia (exceto Moritz)
“The Word of Your Body (Reprise #2)” – Hanschen, Ernst, moças e rapazes
“Whispering” – Wendla (& Mechior, que não está presente no CD)
“Those You’ve Known” – Moritz, Wendla e Melchior
“The Song of Purple Summer” – Ilse e toda companhia


*Elenco original:

Melchior – Jonathan Groff
Wendla – Lea Michele
Moritz – John Gallagher, Jr.
Adult Men – Stephen Spinella
Adult Women – Christine Estabrook
Ilse – Lauren Pritchard
Georg/Dieter – Skylar Astin
Martha – Lilli Cooper
Ernst/Reinhold – Gideon Glick
Otto/Ulbrecht – Brian Charles Johnson
Anna – Phoebe Strole
Hanschen/Rupert – Jonathan B. Wright
Thea – Remy Zaken



*Vídeo do  Spring Awakening:


*Teve várias versão em diversos países: 

No Brasil foi chamado de O Despertar da Primavera, foi realizada por Charles Möeller e Claudio Botelho estreou no Rio de Janeiro no dia 21 de agosto de 2009.
 



>Achei um texto no MoellerBotelho que fala sobre o musical, principalmente o brasileiro, acho que vale a pena ler para saber um pouco mais, se você clicar no nome do site ae cima vai ver esse texto na integra e umas fotos do espetáculo:
 
Em 1891, o dramaturgo alemão Frank Wedekind escreveu ‘O Despertar da Primavera’, peça que descortinava o universo de um grupo de adolescentes e tocava em temas como o florescer da sexualidade, o incesto, suicídio e a opressão seja na família, no sistema educacional ou na igreja. Mais de um século depois, Duncan Sheik e Steven Sater inseriram o rock´n´roll na vida daqueles jovens e nasceu, em 2006, a versão musical de ‘O Despertar da Primavera’. A mistura de uma sonoridade contemporânea com um texto clássico recebeu a consagração da crítica norte-americana e oito prêmios Tony, incluindo melhor musical, melhor texto, melhores letra e música. Pouco mais de dois anos após a estreia na Broadway, Charles Möeller e Claudio Botelho dão sua visão sobre o musical, cuja primeira montagem no Brasil chega ao Teatro Villa-Lobos, a partir de 21 de agosto, com produção da Aventura Entretenimento, patrocínio do Bradesco Seguros e Previdência, apoio do Shopping Rio Sul e promoção da MTV.




*Vídeo do Despertar da Primavera:



*Sites sobre Spring Awakening:


*Sites sobre O Despertar da Primavera:



*Cd com as musicas: Cd do Spring Awakening

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de diálogo e troca entre os visitantes do blog. Compartilhe sua opinião respeitando a opinião dos demais. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog: Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...